sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A EXPERIÊNCIA DE CHARLES FINNEY


Na noite do mesmo dia em que se converteu a Cristo, Finney relata como, depois de
passar um tempo derramando toda sua alma diante de Deus, voltou para seu escritório com
o intuito de sentar-se à beira do fogo. “Recebi um poderoso batismo do Espírito Santo... O
Espírito Santo desceu sobre mim de maneira que parecia perpassar-me, corpo e alma...
Parecia vir em ondas e mais ondas de amor líquido... Parecia o próprio sopro de Deus... Não
há palavras que exprimam o maravilhoso amor que foi derramado em meu coração. Chorei
alto, de alegria e amor; e não tenho certeza mas eu diria que saíam aos borbotões as
emoções inexprimíveis de meu coração... Não sei quanto tempo continuei nesse estado com
esse batismo continuando a envolver-me e perpassar-me.”

Mais ou menos nessa altura um dos presbíteros da igreja entrou no escritório e
Finney começou a relatar-lhe o que estava sentindo. Depois um jovem conhecido entrou e
“ouviu atônito o que eu dizia”, Finney continua. “Antes que eu desse conta, ele caiu no chão
e clamou na maior agonia de mente: ‘Por favor, ore por mim’”.

Na manhã seguinte quando Finney foi ao seu escritório de advocacia, o Juiz Wright
entrou e Finney dirigiu-lhe algumas palavras sobre a questão da salvação. “Olhou para mim
com espanto, mas não respondeu palavra alguma ...Baixou a cabeça e depois de alguns
instantes saiu do escritório... Eu descobri depois que as minhas palavras o atravessaram
como uma espada; e ele não conseguiu recuperar-se delas até que se convertesse.

“Logo saí do escritório para conversar com todos que encontrasse a respeito das suas
almas. Eu tinha a impressão que Deus queria que eu pregasse o evangelho e que deveria
começar imediatamente; esta impressão nunca saiu da minha mente. De alguma maneira eu
tinha certeza disto. Se você me perguntasse como sabia disto, eu não poderia explicar,
assim como não posso explicar como sabia que era o amor de Deus e o batismo no Espírito
que eu havia recebido. A verdade é que eu sabia com uma certeza que excluía toda
possibilidade de dúvida. E assim eu parecia saber que o Senhor me havia comissionado
para pregar o evangelho.

“Conversei com muitas pessoas naquele dia, e creio que o Espírito de Deus deixou
uma impressão permanente em cada uma delas. Não posso me lembrar de uma única
pessoa com quem conversei que não se convertesse logo depois.”


SUA ALMA ESTÁ ARDENDO COM O FOGO DE DEUS?

É somente através de esperarmos diante do trono da graça que podemos ser
revestidos do fogo santo; mas aquele que ali espera por longo tempo e com confiança há de
ser imbuído por este fogo e sairá da sua comunhão com Deus trazendo sinais que mostram
onde esteve.
Para o crente individual, e acima de tudo para cada trabalhador na vinha do Senhor, a
única maneira de receber poder espiritual é esperar no trono de Deus para receber o
batismo com fogo (Mt 3:11).

Se você, então, quiser que sua alma seja sobrecarregada com o fogo de Deus, de tal
forma que todos que se aproximam de você sintam uma influência misteriosa emanando da
sua vida, você terá que chegar à fonte deste fogo, ao trono de Deus e do Cordeiro (Ap 4:5;
5:6), e isolar-se do mundo deste mundo frio que apaga tão rapidamente o nosso fogo.
Entre no seu quarto, feche a sua porta, e lá em isolamento diante do trono espere o
batismo; então o fogo o encherá e quando você sair, poder santo o acompanhará. Você já
não trabalhará na sua própria força, mas “em demonstração do Espírito e de poder” (1 Co
2:4).
William Arthur

QUEBRANTAMENTO DE CORAÇÃO

Você quer um coração sempre incendiado por Deus? Deseja conhecer a unção
contínua do Espírito Santo? Está ansioso por ser usado no serviço do seu Senhor? Gostaria
de estar sempre aceso com o poder de Deus? Você quer um avivamento permanente no
seu próprio coração de tal forma a nunca perder seu primeiro amor, nem seu entusiasmo
primitivo? Está orando para estar sempre ardendo por Deus e sempre interessado nas
almas dos homens? Muito bem, aqui então está o segredo. Avivamento permanente é
possível somente onde há contínuo quebrantamento de coração.

Agora, deixe-me fazer-lhe uma pergunta. Como foi que Finney alcançou avivamento
permanente? Lembre-se, até ao dia de sua morte, ele foi um avivalista. Continuamente fazia
seu trabalho de ganhar almas. Nunca perdeu seu peso pelas almas perdidas. Eu pergunto:

Como foi possível manter tal ministério?

Todos os dias da sua vida ele fazia questão de estar sozinho com Deus e passar um
tempo em silêncio com a Palavra. Todos os dias ele separava tempo para a oração. Ele
nunca permitiu que um único dia passasse sem se encontrar com seu Senhor. Esta é a
resposta.

Posso dizer que por mais de meio século, agora, tenho observado a vigília matutina.

Eu nem sonharia de ir trabalhar sem primeiro encontrar-me com Deus. Manhã após manhã
vou ao meu escritório e espero no meu Senhor. Em primeiro lugar procuro imergir minha
mente nas páginas do livro sagrado e depois dedico-me à oração e à súplica. Desta forma,
encontro-me com Deus antes de me encontrar com os homens e ele soluciona os meus
problemas antes que eu os enfrente. A vigília matutina tem tido um significado inexprimível
na minha vida, e meu ministério seria fraco, sem poder e ineficaz sem ela.

Você tem um horário para se encontrar com Deus? Você tem um lugar para se
encontrar com Deus? Já passou um dia na sua vida depois de convertido sem abrir as
páginas do livro sagrado e estudar a Palavra de Deus? Você tem deixado um único dia
passar sem derramar o seu coração em oração e súplica?

Meu amigo, se você quiser manter a espiritualidade que Deus lhe deu, se você quiser
um avivamento permanente no seu coração, você terá que aprender a encontrar-se com o
Senhor Jesus Cristo diariamente. Lembre-se que o maná era recolhido todos os dias. Você
também terá de recolhê-lo diariamente, ou nunca terá utilidade alguma no serviço de Deus.

Houve épocas em que Finney sentia que estava esfriando e reconhecia que seu
coração estava começando a gelar. Em cada uma dessas épocas ele recorreu a horas
adicionais de oração.

Uma vez ele passou um inverno inteirinho sem ler outro livro qualquer, sem ler um
jornal sequer, sem ler nada além da Bíblia, e isto de joelhos. Virando as costas para todas
as outras coisas, ele imergiu nas páginas do livro sagrado e se dedicou à oração a fim de
não perder o fogo do reavivamento. Ele queria manter o espírito de reavivamento ardendo
na sua alma, e foi assim que o conseguiu.

Vez após vez, ele relata, recebeu novos batismos no Espírito de Deus especialmente
quando passava tempo em oração ou imergia nas páginas das Escrituras. Vez após vez, o
poder de Deus veio sobre ele até que seu coração se aquecesse e acendesse com fogo
outra vez. Então ele saía para fazer reuniões de reavivamento e mais uma vez presenciava
a convicção cair sobre o povo e centenas e mais centenas se converteram.

Um dos maiores perigos do ministério é conhecer o poder de Deus na juventude e
depois perdê-lo. Há tantas pessoas que uma vez estavam incendiadas, que uma vez se
interessavam em reavivamento, mas que agora perderam o fogo e foram encostadas. É fácil
se acomodar numa igreja próspera, receber um bom ordenado, gozar de todos os confortos
da vida, ver tudo correr normalmente, e depois perder seu peso pelas almas perdidas. É tão
fácil perder a paixão pelas almas e tornar-se um autômato. Estar incendiado quando jovem e
depois esfriar-se com o passar dos anos é uma experiência que nunca deve ser a sua.

A única maneira de manter o espírito de reavivamento é manter um contínuo
quebrantamento de coração.
Oswald Smith

Estas citações foram extraídas do jornal
“Herald of His Coming”, de Los Angeles,
Califórnia, publicado em março de 1980. Worship Produções
extraido do site : http://www.ruach.com.br/livretos/a.experiencia.de.charles.finney.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário